Depois de muito tempo sem postar nada (porque não adianta posta se ninguem lê ou comenta) eu voltei e espero que os indices de audência aumentem... (isso aki ta parecendo programa de Auditótio).
O dia em que o Mais Você me trouxe algo de util...
Fico até sem jeito, mais estou motivada a escrever hoje por causa do programa da Ana Maria Braga. Ela falou sobre o dia internacional de luta contra a descriminação racial, que eh hoje dia 21 de março. É nesta data porque oconteceu na África do Sul, no periodo do Aparthaid uma manisfestação pacífica, onde militantes negros deste país se recusaram a andar fora da calçada (que era se uso exclusivo dos brancos) e começaram a simplismente caminha junto com os ditos "cidadãos de bem". Esta atitude custou caro, pois sem pestanejar a policia atirou e matou todos...
Foram convidados para o programa a irmã do estudante de odontologia assassinado por policias em SP por ser confundido com um assaltante (pelo fato de ser negro) e o ator Milton Gonsalves (este calejado de ser escravo e motorista em novelas da globo). A discursão esta interessante, me fez despertar para vários aspectos de minha própria vida, de auto- conhecimento, como por exemplo: Os negros não se admitem negros, não querem ser negros, preferem ser pardo, moreninho, cabo verde e tudo mais.
Isto foi algo que me fez lembrar da minha infância e adolescência, onde eu não queira ter o nariz que tenho, não queria ter o cabelo que tenho, fazia de mil artificios para ficar dentro dos padrões de beleza estabelicidos. Me sentia feia, era horrivel. Só na vida acadêmica, conhecendo outro universo, me conhecendo de verdade, vi perceber como eu sou especial, que eu fico mais bonita assumindo meus cabelos crespos ou trançado do que alisando...me olho no espelho e coloco minha faixa colorida, me sinto bem...
Acho este um passo importante para vencer as dificuldades do preconceito covarde de nossa socieadade, se conhecer, conhercer a historia de verdade e assumir a beleza de ser negro.
Ah! ia me esquecendo! Tudo ia muito bem na discursão, se não fosse um detalhe: Quando Ana Maria elogiou irmã do dentista dizendo que ela é uma "negra linda".
Podem me chamar de um pouco psicotica, porem estes pequenos detalhes revelam o quanto o preconceito esta entranhado em nosso sub-conciênte,pois por que não falar mulher linda! Ninguem fala que Ana Hickma é uma branca linda! Será porque em nosso incociente coletivo ser negra linda é uma exceção a ser destacda, que o normal é ser feia mesmo?
3/21/2007
Subscribe to:
Comments (Atom)
