O mito do dedo caído.
Os homens á muitos anos atrás, em diversas partes do mundo, utilizavam os mitos para explicar ou proibir acontecimentos considerados perigosos para o bem estar da sociedade. Porem nos dias atuais os mitos perdeu a função anterior e hoje só é lembrado como fatos marcantes na história da humanidade... MENTIRA! No Brasil ainda temos um mito firme e forte que influencia todos os dias a vida a atitude, ou a falta da mesma, dos cidadãos tupiniquins.
O aparelho televisor é o objeto que não pode faltar no lar da família brasileira, pode até ficar sem jantar, porem nunca perder o capítulo da novela das 8h. Todos sabem que a primeira emissora de televisão do Brasil foi criada graças ao papa da comunicação Assis Chateubrian na década de 50.
Houve os anos dourados da TV brasileira, com TV Tupi e TV Record com seus programas e novelas ao vivo...
Porem eis que surge algo inovador, cheio de padrões de qualidade, exibindo o que nada tinha sido visto antes...A TV que desde sua inauguração em 65, dita até os dias de hoje o que é o padrão de qualidade, criando novelas com recursos inovadores como cenas externas, jornal diário com as noticias do Brasil e do mundo...a população brasileira se encantou com tanta inovação...
O encantamento, junto com a preguiça que sempre batia ao pensar em se levantar do sofá, fez com que as pessoas ficassem neste canal da hora que liga até a hora que desliga o aparelho de TV, pois era garantia certa de qualidade em todos os programas e entretenimento...
Nos anos de chumbo da ditadura militar ela manteve-se subserviente ao regime, assim como todo o órgão de comunicação que se mantiveram na legalidade, porem ela teve que garantir isso antes mesmo de sua estréia nas telas, pois sua concessão foi permitida pelo governo totalitário da época.
Porem os anos se passou, houve a abertura política, a censura tinha findado, e este canal de alto padrão de qualidade continuou a política de manter-se amigável com os “podres poderes” de nossa nação, até porque seus dirigentes fazem parte deste clube de acesso restritíssimo, e também todos os seres humanos comunicam o que é do seu interesse comunicar.
A preguiça de mudar de emissora se manteve (claro), no entanto veio uma renovação que acabaria com essa preguiça: A invenção do controle remoto. Pronto, assim a preguiça acaba e as pessoas passam a mudar de canal só por curiosidade de saber como é a vida sem o “padrão de qualidade”, resolvido o problema... Mais não foi isso que aconteceu!
Todo continuou como antes, todas as TVs nos mesmos lugares... Fiquei eu tentando entender agora qual o motivo da mesmice, da falta de curiosidade? Perguntei eu a mim mesmo.
Porem veio à luz da explicação deste fenômeno que nem Holliwoody imaginou, quando eu descobrir que as pessoas acreditam que o dedo cai quando se muda de emissora de TV, que só não cai pra aumentar o volume para escutar melhor o galã da novela dizer “eu te amo” a mocinha e Cid Moreira dizer o inconfundível “boa noite!”, e este mito permeia até nas pessoas que estão de saco cheio de sua programação, como eu ouvi hoje no ponto de ônibus alguém dizendo: eu só tenho televisão pra assistir DVD, porque não tem nada legal que passe, o jornal é todo dia a mesma coisa, a novela é Foguinho roubando o dinheiro do outro e vendo o fantasma de Omar...eu não assisto mais!”Disse o cidadão, sem nem tocar na possibilidade de mudar de canal”, pois caso ele faça isso ele perdera o dedo...
Vai vê foi assim que “Lulamolusco”, nosso presidente, perdeu seu dedo, quando no dia de vê a reprise do seu debate com Collor nas eleições de 89, quando ainda era apenas o Lula, e viu o que é capaz de fazer os cortes de uma ilha de edição para mudar o sentido de um diálogo e resolveu mudar de canal, então...Eis que cai o dedo do nosso internacionalmente conhecido Lulamolusco, após participação num desenho americano numa tentativa de ficar bem com todos que ele condenava, inclusive os EUA...hehehe
Caso você seja muito curioso e queira arcar com as conseqüências da falta de um dedo, experimente mudar de canal.Se depender de mim...EXPERIMENTA, EXPERIMENTA...
Vanessa Damásio
8/27/2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

1 comment:
É...
Segundo Pierre Lévy surge agora um novo receptor que surgio com a criação do controle remoto.
O controle possibilitou o que Lévy chama de Zapping e essa prática vem cultivando o interesse o receptor em interferir na informação que recebe.
Eu concordo com ele. Acho que hoje isso ainda é muito difícil de se ver, a maioria das pessoas ainda vivem inseridas na passividade, mas acredito que com os avanços tecnológicos, mais precisamente, com a invenção da TV digital, essa passividade tende a desaparecer.
é o que espero!
bjunda
Post a Comment