Depois de muito tempo sem postar nada (porque não adianta posta se ninguem lê ou comenta) eu voltei e espero que os indices de audência aumentem... (isso aki ta parecendo programa de Auditótio).
O dia em que o Mais Você me trouxe algo de util...
Fico até sem jeito, mais estou motivada a escrever hoje por causa do programa da Ana Maria Braga. Ela falou sobre o dia internacional de luta contra a descriminação racial, que eh hoje dia 21 de março. É nesta data porque oconteceu na África do Sul, no periodo do Aparthaid uma manisfestação pacífica, onde militantes negros deste país se recusaram a andar fora da calçada (que era se uso exclusivo dos brancos) e começaram a simplismente caminha junto com os ditos "cidadãos de bem". Esta atitude custou caro, pois sem pestanejar a policia atirou e matou todos...
Foram convidados para o programa a irmã do estudante de odontologia assassinado por policias em SP por ser confundido com um assaltante (pelo fato de ser negro) e o ator Milton Gonsalves (este calejado de ser escravo e motorista em novelas da globo). A discursão esta interessante, me fez despertar para vários aspectos de minha própria vida, de auto- conhecimento, como por exemplo: Os negros não se admitem negros, não querem ser negros, preferem ser pardo, moreninho, cabo verde e tudo mais.
Isto foi algo que me fez lembrar da minha infância e adolescência, onde eu não queira ter o nariz que tenho, não queria ter o cabelo que tenho, fazia de mil artificios para ficar dentro dos padrões de beleza estabelicidos. Me sentia feia, era horrivel. Só na vida acadêmica, conhecendo outro universo, me conhecendo de verdade, vi perceber como eu sou especial, que eu fico mais bonita assumindo meus cabelos crespos ou trançado do que alisando...me olho no espelho e coloco minha faixa colorida, me sinto bem...
Acho este um passo importante para vencer as dificuldades do preconceito covarde de nossa socieadade, se conhecer, conhercer a historia de verdade e assumir a beleza de ser negro.
Ah! ia me esquecendo! Tudo ia muito bem na discursão, se não fosse um detalhe: Quando Ana Maria elogiou irmã do dentista dizendo que ela é uma "negra linda".
Podem me chamar de um pouco psicotica, porem estes pequenos detalhes revelam o quanto o preconceito esta entranhado em nosso sub-conciênte,pois por que não falar mulher linda! Ninguem fala que Ana Hickma é uma branca linda! Será porque em nosso incociente coletivo ser negra linda é uma exceção a ser destacda, que o normal é ser feia mesmo?
3/21/2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

18 comments:
pq ninguem comenta aqui ?
É bom ver na TV discussões com algum cunho social.
Esse tema é sempre polêmico. Falar de racismo não é e nem nunca foi fácil. Mas só o fato de terem aberto espaço para essa discussão já pode ser considerado uma vitória.
Concordo quando vc diz que o preconceito e inerente ao ser humano. Não me considero racista. Mas já me peguei várias vezes dizendo a mesma frase que você viu Ana Maria Braga dizer: "que negra linda".
Me envergonho disso não só por ser uma forma de discriminação, mas porque também sou negra.
pois eh.. certos conceitos e ideologias estão inseridos no nosso subconscinete, nem sempre imaginamos o sentido das coisas que dizemos..
aposto q bem no fundo ela foi sincera e tentava ser agradavel.. euhehue
bjss vanessa
definitivamente Nessa, eu concordo contigo.
eu naum assistir a esse progama, mas nessa nossa sociedade, nos vemos rodeados de expressões preconceituosas, q as vezes passam despecebidas ate por nos mesmos que possuimos tais caracteristicas, vitimas de preconceitos.
eu, por exemplo, sou negra (como 90% da sociedade baiana) espero naum estar sendo otimista demais com os 10% restantes, mas assim, me sinto enquadrada nessa sua visão, de que apesar de negra, naum assumo os cabelos cacheados, me chamam de morena, e naum vou negar pra vc desde de pequena preferia assim. eu naum posso vim aqui julgar, pois as vezes tenho os mesmo tipo de atitude, que teve a Ana Maria, mas naum nego que eh algo q tento modifiar em mim e em nossa sociedade.
Pow, podem me chamar do que quiserem...
Mas tipo "Negra Linda" pra mim eh uma coisa normal, como "bebezinho lindo", "criancinha linda", "coisinha fofa", "minha neguinha" ou qualquer coisa do genero.
Acho que o precoceito está muito mais no ouvido de quem ouve...
Mas essas ideologias estão em cada um
um beijo
É pq isso já se tornou tão frequente que já é visto como normal.
Você acha, por exemplo,normal se dizer: "olha que branca linda".
Claro que não é, pq não é um absurdo uma pessoa branca ser bonita. Mas já uma negra...
Puro preconceito...
ah tah ...
Quando vc tiver um filho Wan eu vou dizer "Que criancinha bonita" e vai ser preconceito ???
Pq seria?
achei que estivessemos falando de raça...
e eu tou falando da expressão!
A expressão não eh preconceituosa.
Preconceito estão em vcs que vêem isso numa frase inocente dessa.
Inocente?
Quando você diz: "que negra linda"
Você deixa subentendido que é difícil encontrar uma negra que seja bonita. Me responda, você já falou: "que branca linda"?
já.
Já falei...
vc sabe que eu naum vejo beleza em brancas huahuahhauha
Sério
se tudo que for expressão dessa for dita preconceito eh foda.
"Vamos nessa Negona?"
"Ow minha Neguinha"
"Qual eh negão?"
são frases rotineiras e isso num eh nenhum preconceito!
É isso que estou falando.
Hj essas expressões não são vistas como preconceito, justamente por já ser uma coisa estabelecida. Uma herança da época da colonização.
É o errado que virou certo!
Acho que eh carinho...
Quando vc me chama de "Binho" e eu te chamo de "Wan".
Acho muito melhor ouvir "neguinho" do que "branquinho" "pardinho".
O neguinho soa melhor...
Vejo um carinho nisso tudo.
Tah vc pode até achar bonitinho (por causa de tudo aquilo que disse no último coment). Mas é pejorativo sim!
Desculpa, mas eu não vejo mal nenhum!
Vanessa é uma negra muito bonita
Guiguil é uma loira muito bonita
ks o preconceito ?
Já vi que essa discussão não vai dar em nada.
Então continue achando normal...que eu continuo achando absurdo!
Não é isso
qual eh a diferença entre as frases ??
Post a Comment